sexta-feira, 12 de janeiro de 2007




Eu te amo!



Hoje em dia, vejo muitos casais jovens dizendo que amam uns aos outros, que não conseguiriam viver sem essa pessoa e vice-versa.
E também pessoas que não sabem o que significa expressões como “Ama o teu próximo como a ti mesmo” ou “Amai os vossos inimigos”.
Infelizmente, a maioria das pessoas pensa que AMAR é ter o sentimento de amor por outra pessoa, mas amar não é apenas isso.
A definição do amor conforme esta na bíblia:
I Coríntios 13:4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
I Coríntios 13:5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
I Coríntios 13:6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
I Coríntios 13:7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
FIQUE ATENTO!!!
Note que na definição do amor não existe nenhum tipo de sentimento! Todas as qualidades faladas referem-se a comportamentos e não sentimentos. Viu a grande diferença que existe entre sentir e se comportar?
Amar alguém seja essa pessoa seu parente, namorado, amigo ou inimigo, não significa necessariamente que você deve ter o sentimento de amor por esta pessoa, mas sim, que você deve se comportar de forma amável à esta pessoa. Ou seja, ser bondoso, paciente, honesto, respeitador, compreensivo, humilde e justo, nenhuma dessas qualidades são sentimentos, mas sim comportamentos que podemos ter com qualquer pessoa, mesmo ela sendo boa ou ruim, afinal, eles são a base de muitas ou de todas religiões existentes no mundo. Pois Deus sabe que somos humanos e que não podemos fabricar sentimentos, principalmente o amor, mas ele sabe que podemos mudar o mundo através da maneira como nos comportamos diante das pessoas e das circunstancias que aparecem em nossas vidas.
A igreja parece não salientar muito essa ideia do comportamento, não sei porque,mas deve ser por isso que as pessoas não entendem como poderiam amar um desconhecido ou um inimigo.

E então?
Já não parece ser tão impossível amar o próximo e o inimigo não é?
E você que diz que ama alguém...
Você tem o sentimento de amor? Pratica o amor através do comportamento? Como anda se comportando?

Acredito que o amor pleno é a união do sentimento mais o comportamento amoroso.
Praticar o amor através do nosso comportamento é uma das chaves para mudar o mundo!


Thiago Paulino.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Esse texto foi muito bem redigido e tem um ponto focalizado que é muito importante para a evolução do ser humano.
Algumas palavras, tem um sentido mais amplo do que damos a elas. Quando se pensa em amor, logo vem a mente o sentimento. Mas como o Thiago disse e muito bem, o comportamento da pessoa pode ser amoroso ou não.
Devo dizer que quando conversei com o Thiago a primeira vez sobre esse assunto, me assustei com o quanto de definições diferentes estão ligadas a uma única palavra.
Quando compreendi bem o que o Thiago me explicou, cheguei a seguinte conclusão: o amor é o que faz a outra pessoa se sentir bem, seja ela sua amiga, namorado(a), esposo(a) ou quaisquer outro.
Leio um livro em que perguntaram a um General americano o que ele achava de um outro comandante do mesmo posto. Este o elogio muito para o Presidente, que foi quem havia feito a pergunta. No final, um assessor seu disse: "Senhor, como pode dizer tudo isso sobre aquele homem se ele só sabe falar mal do Senhor?". O General respondeu: "O Presidente gostaria de saber o que ele é e não minha opinião sobre ele."
As vezes, podemos não gostar da pessoa, mas podemos conviver com ela sem deixar isso transparecer, basta amarmos a pessoa se comportando de uma maneira integra e decente.
E tem um lado bom nisso: quando vc age com esse amor, vc deixa a outra pessoa feliz e vc acaba ficando tb! É contagiante. Eu estou esperimentando isso e recomendo.

12:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Tiko, como vai??
Como vc havia pedido, eis-me aqui, gostei muito de verdade, inclusive a foto em branco e preto, ficou um charme, parabéns!!!
Seja sempre como é ou seja melhor, mas nunca mude, viu???
TE AMO MUITO!!!
Beijos, sua tia.

Lela.

1:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Realmente, hoje há uma banalização da expressão "eu te amo."
Fala-se isso com a mesma facilidade com que se dá o automático "bom dia" ou aquele insípido "tudo bem". Toca-se de amor como troca-se de roupa suja. Quando o amor é algo muito maior do que isso.

3:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olha o cara mano!! EScrevendo várias coisas bonitas sobre a vida!!! rsrs

Aê Thiagão, ficou da hora seu texto, só não pára de escrever porque blog abandonado é "pobrema" meu velho... rsrs

Valeu!

10:48 AM  

Postar um comentário

<< Home